Accessibility Tools
O Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) está com edital aberto para a seleção de uma bolsa de pós-doutorado. A oportunidade está vinculada a um projeto de pesquisa financiado pela Motiva Rio-SP, focado em asfaltos e misturas asfálticas.
A bolsa, com duração de 24 meses, oferece um valor mensal de R$4.200,00 conforme a tabela do CNPq. Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 16 de maio, enviando o link do currículo Lattes atualizado para o e-mail lab_estradas@usp.br.
Essa é uma excelente chance para pesquisadores na área de transportes e materiais asfálticos contribuir com um projeto inovador e de relevância regional e nacional.
A Faculdade de Tecnologia (FT) da UNICAMP está com inscrições abertas para concurso público de provas e títulos, visando o provimento de um cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1. O docente selecionado atuará no Programa Formativo Intercultural para Ingressantes pelo Vestibular Indígena (ProFIIVI), ministrando disciplinas relacionadas à área de exatas.
Disciplinas:
VI-305 - Fundamentos para Ciências Exatas
VI-307 - Fundamentos para Geometria Analítica
VI-304 - Matemática Básica I
VI-306 - Matemática Básica II
EB-403 - Estatística
O perfil desejado para o candidato inclui:
Experiência de trabalho com povos indígenas e com a temática indígena, seja por meio de pesquisa acadêmica e/ou outras experiências profissionais.
Inscrições estarão abertas de 29 de abril a 11 de junho de 2025, por meio da página oficial de concursos da UNICAMP, clicando AQUI.
Acesse o Edital Nº 37-P-15271/2025 AQUI.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atu@ft.unicamp.br ou pelo telefone (19) 2113-3306. Em caso de dúvidas adicionais, também é possível entrar em contato diretamente pelo e-mail canteras@unicamp.br.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de uma bolsa do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES) junto ao Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). O processo ocorre conforme as diretrizes estabelecidas no Edital PPDET Nº 01/2025 e segue as normas do Programa Institucional de Pós-Doutorado/CAPES (Portaria CAPES Nº 307, de 24 de setembro de 2024).
A bolsa está vinculada ao Programa de Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes (PPDET) da EESC-USP e tem como objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico na área.
Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar a documentação exigida em formato PDF para o e-mail departamento.transportes@eesc.usp.br dentro do período de inscrições, que vai de 1º a 30 de abril de 2025. É fundamental que os candidatos atentem-se aos requisitos e prazos estabelecidos no edital para garantir a participação no processo.
Período de inscrições: 01/04/2025 até 30/04/2025
Acesse o Edital PPDET Nº 01/2025 e saiba mais AQUI.
No mês dedicado às conquistas femininas, um estudo recente traz à tona uma realidade preocupante: a desigualdade na distribuição de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) na Engenharia Civil. Embora as mulheres representem uma parcela significativa dos docentes na pós-graduação, apenas 20% das bolsas PQ são concedidas a engenheiras civis, evidenciando barreiras estruturais e desafios persistentes na busca pela equidade.
Publicado em 2024 e avaliado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o artigo intitulado "Criteria for Research Productivity Grants in Brazil Applied to Civil Engineering: Reflections on Gender Differences and the Current Context", explora a disparidade de gênero nas bolsas PQ e os fatores que contribuem para essa desigualdade. A pesquisa revela que, apesar do número significativo de mulheres na área de Engenharia Civil, apenas uma pequena fração delas é contemplada com as bolsas, e nenhuma mulher alcançou o nível de Senior.
A conclusão do estudo aponta para a necessidade de revisão dos critérios de concessão das bolsas PQ. O artigo destaca a urgência de revisar as políticas atuais para combater a segregação vertical e horizontal, além de implementar estratégias que promovam maior igualdade de oportunidades para mulheres na ciência e no campo da pesquisa acadêmica.
Diante desse cenário, a reflexão se faz necessária: como podemos garantir igualdade de oportunidades para as mulheres na pesquisa científica?
Leia o artigo completo AQUI.
Neste dia especialmente dedicado às mulheres, a ANPET, sem esquecer o muito que ainda há a ser conquistado por e para elas, gostaria de celebrar, admirar e, principalmente, agradecer à enorme contribuição de nossas Cientistas para a pesquisa e o ensino da Engenharia de Transportes no Brasil.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!
A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizarão o 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, de 10 a 14 de novembro de 2025, em Goiânia – GO.
Confira AQUI as novidades e datas importantes. Participe!