­
Flávio Cunto, presidente da ANPET, reforça compromisso ambiental em parceria inédita para o 39º Congresso

Herramientas de Accesibilidad

Ir para o conteúdo
GovBR

O 39º Congresso ANPET traz uma novidade importante na área ambiental. Através de uma parceria inédita, o evento fará a compensação das emissões de carbono geradas pelos deslocamentos dos participantes do encontro.

Isso será feito com apoio técnico do projeto Virada Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 “Essa será a primeira edição do nosso Congresso que traz o objetivo de zerar a pegada de carbono do evento”, revela Flávio Cunto, presidente da Associação sobre o 39º ANPET, em vídeo gravado sobre essa parceria.

“Iremos estimar as emissões de CO₂ equivalente a partir dos deslocamentos dos congressistas e compensá-las com o plantio de mudas nativas em áreas previamente selecionadas”, afirmou.

O cálculo das emissões será realizado com base na metodologia internacional GHG Protocol, reconhecida por sua precisão em inventários de gases de efeito estufa. A ação representa um passo decisivo para integrar a dimensão ambiental às práticas institucionais da associação.

“Os transportes impactam fortemente o meio ambiente. Por isso, assumir essa responsabilidade é uma forma concreta de a ANPET contribuir com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, completou Flávio.

Coordenado pelo professor Emiliano Lôbo de Godoi, da UFG, o projeto Virada Ambiental nasceu como ação de extensão universitária e hoje conta com o apoio de importantes instituições, como a Federação Goiana de Municípios (FGM), a Emater e a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma-GO). Desde 2019, a iniciativa já mobilizou mais de 200 municípios em Goiás e se expandiu para outros 17 estados e diversos países.

Para Emiliano, a parceria com a ANPET representa um avanço importante para o projeto. “É uma alegria enorme abrir essa nova porta e participar de um congresso nacional de tamanha relevância. O setor de transportes é um dos grandes emissores de gases de efeito estufa e, ao colaborar com essa compensação, mostramos que é possível envolver diferentes setores e ampliar a capilaridade do engajamento ambiental”, afirmou.

Além de promover o plantio de mudas nativas, a Virada Ambiental também atua com educação ambiental, inclusão social e capacitação técnica.

Com essa iniciativa, a ANPET se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e inaugura uma nova perspectiva para a realização de eventos científicos no Brasil mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o planeta.

Mais informações sobre o Congresso: https://congresso.anpet.org.br/

Assista ao vídeo:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.