Área restrita

16 06 anpet noticia notadefalecimentoA ANPET lamenta informar o falecimento do Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Coordenador do LPT/EPUSP - Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes, Nicolau Dionísio Fares Gualda, no último dia 09.

O Professor Gualda era Engenheiro Naval e PhD em Transportation Engineering pela University of Texas at Austin (1978). Juntamente com o Professor Antônio Galvão N. Novaes aceitou o desafio de deixar o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica para integrar o corpo docente do Departamento de Engenharia de Transportes, no início da década de 80, com a missão de modernizar o currículo e a formação dos engenheiros civis. Graças a ambos, o departamento começou a ofertar disciplinas nas áreas de planejamento e operação de transportes, de terminais de transportes e de pesquisa operacional aplicada a transportes.

De forma adicional, o professor Gualda teve participação ativa no planejamento do sistema aeroportuário brasileiro, no planejamento dos aeroportos da Área Terminal São Paulo e no projeto do Aeroporto de Guarulhos.

Também contribuiu para a formação de muitos docentes e especialistas em transportes que hoje atuam em todo o Brasil. No total, foram 40 Dissertações de Mestrado e 19 Teses de Doutorado (18 na EPUSP e 1 no ITA) orientadas por ele.

O seu comprometimento e dedicação à ciência ficarão para sempre na memória de seus alunos, colegas e amigos.

Topo