Categorias de Trabalhos
 *** Atualizado em 2020

 Os trabalhos apresentados nos congressos da ANPET são classificados em quatro categorias: artigos, comunicações técnicas, relatórios de teses e dissertações em andamento e relatórios de pesquisa de iniciação científica. Os autores devem escolher, cuidadosamente, a categoria para o seu trabalho, pois os critérios de julgamento usados pelo comitê científico dependem da categoria. Durante o processo de seleção, o Comitê Científico não transfere trabalhos de uma categoria para outra, assim, um dos critérios para rejeição é a incompatibilidade do trabalho com a categoria escolhida pelos autores.

 Os anais do congresso serão publicados em formato digital. Os resumos de todos os trabalhos apresentados serão publicados no caderno do congressista.


 

Artigos - Trabalhos inéditos de natureza técnico-científica. Devem ter características tais como: rigor técnico e científico, contribuição para o estado da arte ou da prática, clareza, validade do método usado e das conclusões apresentadas, referências bibliográficas relevantes e atualizadas, etc.

 O texto dos artigos deve ter entre 8 e 12 páginas e estrutura adequada para artigo técnico-científico. Esta estrutura deve incluir resumo, “abstract” e referências bibliográficas.

 Os artigos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados durante o congresso na forma de apresentação oral. Serão incluídos nos anais eletrônicos do evento e seus resumos serão publicados no caderno do congressista, organizado por categoria de trabalho.


 

Comunicações Técnicas - Trabalhos inéditos que contribuem para a solução de problemas pertinentes à comunidade técnica de transportes a partir da aplicação de ferramentas e métodos em consonância com o estado da arte da literatura sobre o tema.

 O texto das comunicações técnicas deve ter entre 4 e 8 páginas e apresentar: resumo, objetivo do trabalho, método utilizado, principais resultados obtidos e conclusões.

 As comunicações técnicas selecionadas pelo Comitê Científico serão divulgadas durante o congresso na forma de pôster ou, por recomendação do Comitê Científico, de apresentação oral. Serão incluídas nos anais eletrônicos do evento e seus resumos serão publicados no caderno do congressista, organizado por categoria de trabalho.


 

Relatórios de Teses e Dissertações em Andamento - Trabalhos inéditos com descrição dos projetos de pesquisa de alunos de pós-graduação, servindo para debate com os pesquisadores presentes no Congresso. Devem ser escritos em coautoria com o(s) orientador(es). Como se trata de uma pesquisa em andamento, a apresentação feita no Congresso deverá abordar avanços obtidos entre a preparação do trabalho e o Congresso.

 Os relatórios devem ter no máximo 4 páginas e apresentar, no mínimo, resumo, proposta da pesquisa, revisão bibliográfica sintética sobre o assunto da proposta e descrição suficientemente detalhada do método usado. De preferência, deve apresentar ainda os resultados preliminares já obtidos.

 Os relatórios de teses e dissertações em andamento, selecionados pelo Comitê Científico, serão divulgados durante o congresso na forma de apresentação oral.

 Resumos destes trabalhos serão publicados no caderno do congressista. Serão publicados nos anais do congresso as suas versões finais (trabalhos até 4 páginas), como resumos expandidos.


 

Relatórios de Pesquisa de Iniciação Científica - Trabalhos com descrição de pesquisa de iniciação científica, realizada por alunos de graduação. Devem ser escritos em coautoria com o(s) orientador(es).

 Os relatórios devem ter no máximo 2 páginas e apresentar: resumo, objetivo do trabalho, método utilizado, principais resultados obtidos, conclusões do estudo e referências bibliográficas.

 Os relatórios de pesquisa de iniciação científica, selecionados pelo Comitê Científico, serão divulgados durante o congresso na forma de pôster. Relatórios de pesquisas de iniciação científica não serão incluídos nos anais do congresso. Os autores receberão um certificado de apresentação de pôsteres.


 **** Observação importante: Cada autor pode ter até 5 trabalhos aceitos para apresentação no Congresso. Esta restrição se aplica apenas à categoria "Artigos". O Congresso não faz restrições quanto ao número de Relatórios de Teses e Dissertações, de Relatórios de Pesquisa de Iniciação Científica ou Comunicações Técnicas.