PREFÁCIO DOS EDITORES

A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET – e a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – através de seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Transportes e Infra-Estruturas Urbanas – têm a satisfação de publicar os dois volumes que compõem os Anais do XIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, realizado em Recife, entre os dias 7 e 11 de novembro de 2005.

Com esse Congresso, a ANPET cumpre, mais uma vez, em sua 19a edição, o papel principal para o qual foi criada, de constituir-se em fórum de representação de pesquisadores, estudantes e profissionais do setor, procurando gerar e difundir conhecimentos científicos, com vistas a qualificar a produção acadêmica e o ensino de graduação e de pós-graduação, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Essas idéias-força refletem toda a história da ANPET, expressas em seu planejamento estratégico elaborado pela atual Diretoria em seu primeiro mandato (2003-2004) e renovado para o biênio 2005-2006.

Transporte e Integração Regional constitui o tema central desse Congresso. Com isso queremos ressaltar a importância estratégica dos Transportes para o País, posto que se constitui em infra-estrutura de base para o desenvolvimento industrial, para a economia de serviços urbanos e para a mobilidade cidadã. Essa importância ganha força na medida em que se formulem e se implementem políticas públicas baseadas na integração entre todos os modos, nas suas dimensões tecnológica, tarifária, físico-operacional, respeitando as diversidades regionais e locais, e inseridas em um arcabouço regulatório e institucional que tenha como referência principal o quadro jurídico definido pela Constituição Federal do País.

Para atingir esses objetivos, faz-se necessário colocar a educação e a formação de recursos humanos como tarefa prioritária e urgente no Brasil. Nesse contexto, a Universidade brasileira tem muito a contribuir, pois nela se desenvolvem atividades de pesquisa e de ensino de alta qualidade, que vêm contribuindo através da extensão universitária para o intercâmbio de conhecimentos com a Sociedade, na perspectiva de fortalecimentos de suas organizações e da formação para a cidadania.

O XIX ANPET é apoiado, sem dúvida, nesse grande desafio, pelos autores dos trabalhos que compõem a presente edição, selecionados a partir de um total de 427 trabalhos enviados ao Comitê Científico da ANPET, distribuídos em três categorias: artigos científicos (AC), comunicações técnicas (CT) e relatórios de dissertação (RD). Em continuidade aos procedimentos científicos adotados em seus congressos anteriores, a avaliação e seleção dos trabalhos para publicação nos Anais e apresentação oral nas sessões técnicas, foram feitas por um Comitê Científico formado por especialistas atuando em programas de pós-graduação de universidades brasileiras e latino-americanas.

Para garantir isenção, impessoalidade e mérito, a avaliação foi realizada pelo processo double-blind, no qual os autores desconhecem a identidade dos avaliadores e vice-versa. Cada trabalho foi analisado independentemente por dois avaliadores no caso dos artigos científicos e comunicações técnicas e por um no caso de dissertações. Esse ano, buscando o permanente aperfeiçoamento dos procedimentos de avaliação, três inovações devem ser destacadas. Primeiro, a informatização completa do sistema de recebimento, avaliação, envio de pareceres aos autores e seleção final dos trabalhos. O desenvolvimento do Sistema de Submissão e Avaliação de Trabalhos - SSAT - se constitui em um grande avanço da ANPET em seu esforço em contribuir para o desenvolvimento do conhecimento. A Diretoria da ANPET e os editores agradecem a todos os que contribuíram para esse sucesso, em particular ao Professor Werner Klaus Junior, diretor da ANPET que, juntamente com Thiago Correa (Bolsista de Iniciação Científica), foram os principais idealizadores e construtores do Sistema.

Uma segunda inovação trata da criação das coordenações temáticas para cada uma das grandes áreas do conhecimento em transportes. Esse ano, quatro coordenadores temáticos, e respectivos adjuntos, escolhidos pelo Diretor Científico, em função de suas competências e representatividade na área respectiva contribuíram para o aperfeiçoamento do processo de avaliação dos trabalhos. Agradecemos assim aos professores Maria Alice Prudêncio Jacques e Helena Beatriz Bettela Cybis (Engenharia e Segurança de Tráfego), Ronaldo Balassiano e Eiji Kawamoto (Planejamento de Transportes), Antônio Galvão Novaes e Orlando Fontes Lima Júnior (Logística) e Laura Maria Goretti da Motta (Infra-Estruturas), por suas contribuições junto ao Comitê Científico. Por fim, a terceira inovação diz respeito à elaboração de novos formulários de avaliação dos trabalhos, de modo a aperfeiçoar cada vez mais, o processo de seleção.

Dos 286 artigos científicos recebidos pelo Comitê Científico, 159 foram selecionados para publicação nos Anais e apresentação nas sessões técnicas. Desses, dois foram escolhidos para, com a anuência dos autores, serem publicados na íntegra em números futuros da Revista TRANSPORTES. Note-se que eles são apresentados nas sessões e publicados os resumos e abstracts nos Anais. As comunicações técnicas e os relatórios de dissertação aprovados, 40 e 44, respectivamente, compõem um CD-ROM também distribuído aos congressistas, no qual se encontram disponíveis, em forma digital, os artigos científicos. Esse ano, os artigos científicos estão organizados em dois volumes, segundo quatro áreas temáticas: planejamento de transportes (64 artigos), engenharia e segurança de tráfego (34 artigos), logística (27 artigos) e infra-estruturas (34 artigos).

Em nome da Diretoria da ANPET e do Comitê Organizador do XIX ANPET – Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – agradecemos aos autores, aos avaliadores dos trabalhos e a todos os participantes que garantiram o sucesso do Congresso.

Anísio Brasileiro, Oswaldo Lima Neto e Maria Leonor Maia
Editores




Imprimir